Blog
Blog

01
Qui

   Construindo amizades, colhendo alegria... Tema que estamos trabalhando no Colégio Santa Catarina nesse ano letivo de 2015.
   E a nossa caminhada está sendo produtiva? Sem sombra de dúvidas, afirmo que sim.
   Com muita alegria vivenciamos momentos de interação que nos levaram a construir amizades e colher muita alegria. No nosso pátio nos encontramos no início das aulas, nos intervalos e na “saideira”. Esse momento de pátio é pra lá de especial. Eu que acompanho grande parte desses momentos, sou testemunha das mais variadas formas de interação. Fico feliz em ver a participação nos jogos. São muitos jogadores ao mesmo tempo na quadra, mas dá tudo certo, pois as regras “que só eles entendem” são seguidas e a alegria impera. Quem não gosta muito de jogar, senta, conversa, ouve música (muitas vezes dois, dividindo o mesmo fone de ouvido). Outros sentam e jogam cartas, jogam conversa fora, dão risadas ou até ficam quietinhos fazendo seu jogo no celular e não são incomodados pelos amigos. Ah, o celular, companheiro de todas as horas e de modo especial no pátio. Claro que não poderia deixar de falar sobre a alimentação tão necessária para repor as energias. Então o espaço da cantina fica disputadíssimo, mas sempre em ordem. Também já tive a grata surpresa de ver amigos dividindo lanche, o que me deixou feliz em constatar, que um se preocupa com o bem estar do outro.
   Sabemos que a grande parte do tempo que o aluno passa no colégio acontece na sala de aula. E é nesse espaço mágico que se dá a oportunidade de construir saberes, com a mediação dos professores que se preparam, para garantir que essa construção seja a melhor possível. Outros momentos valiosíssimos que já vivenciamos foram as saídas de estudos, as aulas no laboratório de informática e ciências, as visitas à biblioteca, os eventos da hora do conto e das celebrações no auditório, a hora do Sebo CSC durante o intervalo, as celebrações do dia das mães e pais, o magnífico CSC Recicla, a grandiosa Festa Junina, a organizada, competitiva e animada Olimpíada e a maravilhosa Feira Científico Cultural. Em todos esses eventos os valores como honestidade, paciência, respeito, solidariedade, dignidade, amor, alegria, justiça, tolerância, amizade, perdão, fraternidade, foram estudados e colocados em prática.
   Recordo-me de algumas expressões dos alunos :

“Aqui se aprende e se coloca em prática”;

“Colaborar com os nossos amigos é gratificante”;

“Estou cansado, mas estou muito feliz”;

“Vamos, vamos, não desista. Você conseguirá”;

“Que bom poder participar desse evento com meus pais”;

“Todo esforço está valendo”...

   Foram essas e tantas outras expressões que tive a grata alegria de ouvir e agora socializo com todos vocês.
   Tudo isso, só reforça a afirmação que destaquei no início desse texto, portanto volto ao parágrafo inicial: E a nossa caminhada na construção das amizades para colher alegria está sendo produtiva? Sem sombra de dúvidas, afirmo que sim.
   Que alegria poder compartilhar com vocês um pouquinho da minha vivência e aprendizagem, junto aos maravilhosos alunos do CSC.

Maria do Carmo Souza Martins - Coordenadora Disciplinar do Colégio Santa Catarina

 

 



(1) comentários

Deixa sua mensagem



COMENTÁRIOS

luciane06/10/2015 às 11:02:58

Que delícia sentir esta emoção que brotou em mim, depois de ler seu texto Maria do Carmo. Texto de quem ama e acredita nas pessoas e na sua missão com a educação. Abraço, Luciane.