Blog
Blog

07
Qui


Projeto de Prevenção ao uso de drogas do CSC
"Dizer não às drogas, é dizer sim à vida"

Falar sobre drogas é sempre delicado, mas, primordial!
Essa temática deve ser adequadamente debatida e trabalhada no ambiente escolar, para que tenhamos condições de enfrentar essa situação de modo a prever esse problema que assola a sociedade, e que, atinge diretamente às famílias. Faz-se necessário, portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social. 
O projeto de prevenção ao uso de drogas do Colégio Santa Catarina “Dizer não às drogas é dizer sim à vida”, é amplo e está sendo trabalhado durante todo o ano letivo de 2016. Além de tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas, esse projeto visa desenvolver a espontaneidade e a autoestima dos alunos, para facilitar a comunicação sobre esse assunto, e mobilizar a comunidade escolar, mediante campanhas de alerta.

Na primeira etapa do projeto, o CSC contou com a parceria do jornalista Ed Soul, que criou um espaço de "TROCA DE IDEIAS" com os alunos do Fundamental II e Ensino Médio. O jornalista relatou experiências próprias sobre o assunto debatido. Após a conversa, os alunos ‘literalmente’ colocaram a mão na massa, e, em grupos, produziram textos sobre o tema. Os textos foram analisados e discutidos individualmente com o jornalista. Durante essa conversa os alunos receberam dicas sobre a próxima etapa do projeto, que será a produção de um vídeo.

O projeto ainda se estenderá pelo segundo semestre. Para proporcionar momentos que gerem um “choque de realidade” na vida dos alunos, faremos uma visita a unidades terapêuticas, com depoimentos dos residentes. E também, ao Centro de Florianópolis, afim de confrontar a nossa vida com a realidade do dependente que nos cerca. Os pais também serão convidados a participar, receberão uma palestra do PROERD, no intuito de ajudá-los no que diz respeito aos métodos de prevenção. Procuramos com isso, oportunizar momentos de reflexões sobre o assunto nas mais variadas disciplinas e meios, de forma que toda a comunidade escolar se sinta responsável com esta causa

O grande desafio deste projeto é levar os envolvidos a entenderem o verdadeiro valor da própria vida, e a sua importância em nível social. Pois somos criaturas, corresponsáveis com toda a criação. E se uma destas criaturas se encontra fragmentada pelo uso de algum entorpecente, é neste que temos que deter a nossa preocupação e atenção.  

 

 





(1) comentários

Deixa sua mensagem



COMENTÁRIOS

Nívia Maria Silva11/07/2016 às 11:26:13

Super legal esta iniciativa do CSC de levar o tema "drogas" para os alunos, já que é um tema super atual e de interesse de alunos, pais e professores, parabéns! Meu filho Matheus Dias do 8B, tá bem entusiamado com a idéia do vídeo sobre o assunto que farão a pedido do jornalista Ed Soul... Obrigada!