Blog
Blog

22
Qui

CONSTRUINDO JUNTOS À MEMÓRIA DE FLORIANÓPOLIS.
Este é o projeto que o Colégio Santa Catarina foi convidado a participar, em parceria com a empresa W Koerich Imóveis. O Largo Benjamin Constant, nosso vizinho e um dos recantos mais tradicionais e acolhedores do centro de Florianópolis, está passando por uma revitalização. A revitalização inclui seleção das árvores, instalação de novos mobiliários, os serviços de paisagismo e iluminação, reestruturação do quiosque e do ponto de táxi, além da recuperação da calçada e de todo petit pavê (obra do artista plástico Hassis), sendo esse um dos trabalhos mais marcantes e importantes do Largo. Todos os desenhos originais de Hassis, colocados em 1965, serão recuperados. Os desenhos ilustram o cotidiano da comunidade da época, sendo o desenho do avião, em memória à queda de uma aeronave da Esquadrilha da Fumaça em 1961, o mais memorável.
O Colégio Santa Catarina está junto com a empresa nesse resgate da história que fomentará a relação de proximidade entre o Largo Benjamin Constant e a Família do CSC, estimulando o interesse e o sentimento de pertencimento. Durante o primeiro trimestre trabalharemos várias atividades com todos os segmentos de ensino do Colégio, com o objetivo de educar os alunos no processo de desenvolvimento como cidadão, centrando os esforços na concepção sócio histórica da nossa região. 


A primeira ação foi um ciclo de palestras específicas para cada um dos nossos segmentos de ensino. 
Para ver todas as fotos das palestras, acesse nossa galeria de imagens: http://www.csc.g12.br/galeria-fotos/563-palestras-sobre-o-largo-benjamin-constant

Ensino Médio - Ciclo de Palestras:
_ Conceitos de Arquitetura Urbana – com a Arquiteta Ana Carolina Ogata
_ Arte e Cultura de Florianópolis. Conservação e resgaste – com os responsáveis pela Fundação Hassis* a filha do artista, Leila Vieira e o curador da Fundação, Denilson Cristiano Antonio.
*Fomos presenteados com ricos livros do acervo do artista Hassis que agora estão à disposição em nossa biblioteca.

Ensino Fundamental II - Ciclo de Palestras:
_ Jornalismo como instrumento de preservação da memória e Jornalismo Comunitário – com o Jornalista e Colunista do Notícias do Dia Carlos Damião
_ Espaços Públicos de Lazer. Planejamento e manutenção – com a Paisagista Manoela do Nascimento

Ensino Fundamental I - Ciclo de Palestras:
_ Largo Benjamin Constant. Uma homenagem ao Capitão Durval Pinto Trindade – com os mecânicos de avião do Aeroclube de Florianópolis, o Professor Rodrigo Campos e o aluno Rafael de Borba.

Depois das palestras, cada uma das turmas trabalhou formas diferenciadas para enfatizar ainda mais esse resgate e fixar os conteúdos aprendidos. As turmas dos nonos anos fizeram uma Saída de Estudos para o Largo, ampliando olhares para o trabalho fotográfico feito a partir desse passeio. Durante as aulas de Artes os oitavos anos aprenderam mais sobre as obras de Hassis. Os sétimos anos produziram um panfleto com informações sobre cuidados e preservação do espaço, e, os sextos anos produziram um jornal sobre o tema. As turmas do Ensino Médio fizeram releituras de fotos antigas. Os alunos do Fundamental I criaram pinturas com técnicas diferenciadas sobre desenhos do Largo. Os trabalhos desenvolvidos foram apresentados à comunidade na entrega da revitalização do Largo Benjamin Constant, no dia 22 de março.
Veja abaixo as imagens do 'Jornal Conexão Wlife' com a cobertura de todos os trabalhos realizados e as fotos do dia do evento. Sentimentos de pertencimento, responsabilidades e deveres mostraram que o futuro da região está em boas mãos.
Ainda temos muitas novidades e criações sobre esse tema que tanto nos pertence, fique ligado nas divulgações em nossas mídias.


Acompanhe o que já saiu na MÍDIA:

- Blog W/Koerich
https://wkoerichimoveis.com.br/blog/acao-promove-resgaste-cultural-do-centro-de-florianopolis.html

- Jornal Vizinhos Solidários
Matéria publicada na edição 57 do Jornal Vizinhos Solidários - com tiragem mensal de 3.500 - uma publicação da Associação dos Moradores da Praça Celso Ramos (AMAPraça).

 

 

  • Jornal especial de cobertura do evento e de todas as ações do projeto "Conexão Wlife" 



“O projeto de revitalização do Largo Benjamin Constant, desenvolvido e liderado pela empresa W Koerich, entra em consonância com as ideias e os princípios que norteiam a educação do CSC. O resgate da memória histórica e cultural do local e o desenvolvimento do senso de pertença da comunidade, aliados a conceitos fundamentais de civilidade e responsabilidade coletiva, fazem deste projeto também um projeto educativo, alinhado com os valores dessa instituição escolar.”
Marcelo Cristiano Leite
Direção Geral do Colégio Santa Catarina
 

  • Jornal Notícias do Dia

 

  • Fotos das ações, dos trabalhos e da reinauguração com a participação do Coral CSC:


 





(1) comentários

Deixa sua mensagem



COMENTÁRIOS

Evandro Alves Machado28/02/2018 às 21:59:20

Adorei a reunião sobre o fundamental II e o ensino médio ocorrida hoje dia 28 de fevereiro. E na saída encontrar o colaborador Maurício, primeiro e decisivo contato para nossa decisão pra essa escola para meu filho no sétimo ano, foi maravilhoso. Acho q o Maurício simboliza esta escola. Parabéns a todos. Paz e Bem.